No dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Escola Cívico-Militar Professora Leonilda promoveu um evento especial voltado para ampliar o entendimento da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa contou com a participação ativa dos alunos, que desenvolveram e apresentaram trabalhos voltados para a compreensão da realidade das pessoas autistas.
A programação incluiu exposições e atividades que permitiram aos visitantes vivenciarem um pouco do mundo sob a perspectiva do autismo. Os trabalhos desenvolvidos destacaram a singularidade de cada experiência e a diversidade na forma de perceber e interagir com a realidade. A ação teve como objetivo promover a empatia e o respeito às diferenças, incentivando a inclusão e a valorização das potencialidades de cada indivíduo. Prestigiaram o evento, pais de alunos, outras turmas de escolas e CMEIS de Moreira Sales, e diversas lideranças do município, sendo muito elogiado por todos.
A secretária de Educação, Maria Eugênia, parabenizou a diretora Sheila Berti e toda a equipe da escola Leonilda pela iniciativa. “Eventos como esse são essenciais para sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças”, destacou.
A ação foi idealizada pela professora da escola Priscila Plaza, que por ser mãe de filho autista e também acompanhante de alunos autistas em sala de aula, propôs a ideia para a equipe da escola Leonilda.
“Como mãe e professora, minha jornada com o autismo tem sido um aprendizado constante, cheio de desafios, mas também de amor e gratidão. Aprendi a enxergar o mundo pelos olhos do meu filho, respeitando seu tempo e celebrando cada conquista. Como professora, valorizo a singularidade de cada aluno, estimulando seu potencial. Essas experiências me mostraram que, ao compreender e respeitar as diferenças, criamos um ambiente mais acolhedor e empático. Acredito que promover o entendimento sobre o autismo é essencial para uma sociedade mais justa, onde todos possam brilhar à sua maneira.” frisou a professora Priscila Plaza, idealizadora do projeto.
Abril é conhecido como o Mês Azul, dedicado à conscientização sobre o autismo. A campanha busca informar a sociedade sobre o TEA, combater o preconceito e garantir que as pessoas autistas tenham seus direitos assegurados, promovendo um ambiente mais acolhedor e inclusivo para todos.